Pular para o conteúdo principal

CANICROSS: O MÉTODO PARA FAZER UM CÃO FELIZ


Quem tem um cão agressivo, destrutivo ou hiperativo? Hoje vamos explicar como ajudar você a ter um cão mais calmo, mais feliz, mais equilibrado e saudável! O cão perfeito!

Para fazer um cão feliz, devemos primeiro satisfazer as necessidades básicas de cada raça, antes de passar para outras necessidades.  Mas quais são as necessidades da espécie canina que você fala?
Você provavelmente conhece a pirâmide de Maslow. Aqui, readaptamos para eles:

A pirâmide das necessidades do cão. 


Como nós, os cães têm três categorias principais de necessidades.

necessidades biológicas (comer, beber, dormir ..)
necessidades sociais (interação com outros cães e com os seres humanos)
necessidades específicas da raça (de caça, de guarda, de corrida, de se relacionar, de guiar)


AQUI ESTÁ O PORQUÊ DO CANICROSS SER IDEAL PARA FAZER UM CÃO FELIZ:

(Foto: Reprodução / VG Photografia)


1. DÊ-LHE UM PROPÓSITO, UMA MISSÃO


Os cães são trabalhadores. Para caçar, manter um rebanho, correr, para competir ou salvar vidas ... todos os cães desportistas têm suas habilidades escritas em seus genes. Além disso, quando essa habilidade não é aproveitada em sua vida diária, torna-se um desvio comportamental (Os Jacks rasgam de tudo, Spaniels se tornam fujões, algumas outras raças se tornam agressivas etc).
Mas por causa dos nossos estilos de vida sedentários, os nossos cães modernos perderam o estímulo intelectual que precisam tanto e eles acumulam um excesso de energia que se transforma em uma enorme frustração que eles extravasam como podem!
O Canicross irá ajudá-lo a canalizar essa energia em excesso e redirecioná-lo para uma finalidade específica, uma "missão". (Necessidade de gastar)

2. TRABALHAR SEUS 5 SENTIDOS

Nossos cães percebem o mundo através de seus 5 sentidos. Nessa ordem:

Olfato
Visão
Audição
Tato
Paladar


O Canicross é perfeito porque estimula seus 3 principais sentidos:

Olfato: qual a melhor maneira de um cão rastrear um perfume, um trajeto ou um outro cão?

Visão: por padrão o cão adota uma posição comum para o grupo.

Ouvindo: pedindo-lhe para se focar em você e suas ordens, mesmo com o barulho ao redor.


Com o Canicross, você vai, portanto, agir na direção das qualidades naturais do seu cão e não contra! (Necessidades fisiológicas e autoestima)

3. ELIMINAR A ENERGIA

Na realização de sua fórmula de treinamento, Cesar Millan usa o exercício como o primeiro passo de um cão equilibrado. Para ele, o exercício do cão é essencial para a saúde mental e aumento de sua expectativa de vida.

"Seu cão precisa em média de 3 a 5 horas de atividade por dia."
- Dr. Vet. Aviltar

No entanto, cuidado para não cometer erros que possam prejudicar seu cão.

Na volta para casa, depois de uma boa sessão de Canicross, seu cão estará calmo, relaxado e seguro. (necessidades fisiológicas e de segurança)

Então, nada melhor do que uma boa soneca! Meu momento favorito!


(Foto: Reprodução / VG Photografia)


4. SOCIALIZE


"A fonte de alimentação."
 - César Millan

O cão é um animal social, que vive exclusivamente em grupos na natureza. Mas as relações sociais são muitas vezes o que mais falta nos nossos cães modernos. Imagine! São 10 horas de confinamento para ter 10 minutos de caminhada preso a uma coleira, fazer xixi em um poste, dar uma fungada em um pequinês tenso preso a coleira com sua dona, e, em seguida, voltar para casa por mais 10 horas. Não é o suficiente para fazer o seu cão feliz.

Práticar em grupos de canicross, no campo ou em parques com os amigos, é uma ótima maneira para o seu cão:

Fazer parte de um grupo, uma comunidade.
Socializar e "falar cachorrês".
Brincar com outros cães, aprender os códigos para não ficar na defensiva.

Bom, então, o que você está esperando para fazer seu amigão feliz e encontrar amigos?
(Necessidade social)


5. CRIAR NOVIDADE E CAUSAR A SUA ALEGRIA DE VIVER

Para o seu cão, cada saída é um momento de alegria! No canicross, você define todas as metas a atingir e você irá alcançar todas elas,  irá superar os seus limites.  Não importa o que você irá oferecer, de sua criatividade nasce o interesse de seu cão.
Então vá em frente, defina o canicross como a aventura para novas descobertas.
(Necessidade de auto-estima)


Como você vê, o trabalho de fazer o cão realmente compreender os próprios códigos é delicado e maravilhoso.  Certamente, ajudará o seu amigo a encontrar o que realmente precisa para ser feliz.

E para isso, o Canicross é essencial, pois fornece os meios para seu cão trabalhar tanto física como mentalmente. É um esporte que está em todos os níveis da pirâmide de necessidades.

Espero que tenhamos trazido um novo olhar sobre o Canicross e um ótimo método para fazer o seu cão ainda mais feliz! Se você gostou deste artigo, então mãos à obra!

Obrigado pela leitura e dê um 'joinha' em nossa página no Facebbok. 🙂
https://www.facebook.com/nostropet/

Acesse: NOSTRO PET e conheça os acessórios ideais para iniciar a prática de Canicross com seu amigão.

Fontes: 
Livro: "Breve Guia para um cão feliz"- de Cesar Millan.
http://www.kanidikoi.com
https://www.canicross-experience.com/
Tradução: Guilherme Boldt
Apoio: VG Photografia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canicross - Corra com seu cão

O que é Canicross?
Canicross nada mais é do que uma corrida do tipo cross country (corrida em terreno irregular) com seu cão. O dono utiliza um cinto com uma guia elástica ou com amortecedor (shock absorver) que é atrelada ao peitoral do cão (arnês), pode ser praticado com um ou dois cães.
Quem pode praticar o esporte?
Todos podem praticar o esporte desde que tenham condições físicas, para isso consulte seu médico e um médico veterinário para saber se  ambos estão aptos. Cães de qualquer raça podem praticar o esporte desde que seja observado as particularidades de cada raça, crianças também podem participar desde que tenha condições de controlar o cão.

Quais equipamentos são necessários?
Nenhum equipamentos especial é obrigatório, mas existe equipamento próprio para a prática do esporte. Cinto de canicross: É um cinto utilizado pelo dono/condutor mantendo as mãos livres durante a prática do esporte. Arnês (modelo x-back): É um peitoral específico para tração, que se estende por todo o corpo …

10 Dicas para quem vai treinar CANICROSS

A chegada do tempo bom incentiva o passeio com o cão e a praticar algum esporte com ele. Juntamente com o agility, entre os esportes que mais tem atraído os aficionados por cães está o canicross, por isso, lhe damos dez conselhos para quando quiser praticá-lo. E lembre-se sempre que ESCOLHER O EQUIPAMENTO CORRETO É O PRIMEIRO PASSO!


1. Exame veterinário. Verificar a saúde do cão é o primeiro passo necessário.

2. Começar a treinar. É essencial que o cão vá gradualmente ganhando resistência aeróbica, para começar, pode-se dar um passeio de bicicleta por aproximadamente 20 minutos.



3. Educação técnica. O cão deve conhecer as técnicas necessárias para participar de uma corrida, como as ultrapassagens, alongar a linha de forma constante, cruzar-se com outros cães, ordens direcionais, pedir-lhe que trote devagar etc, e é responsabilidade do guia que ele as aprenda corretamente.

4. Fortalecimento da musculatura geral e do quarto traseiro, em particular, para isso, se torna muito eficaz praticar…

SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS E REGULAMENTOS PARA O CANICROSS E O BIKEJORING

Geralmente pensamos que as regras e os regulamentos servem apenas para quem pratica o esporte de forma oficial. De certa forma sim, porém, estas regras e regulamentos são criadas não só no intuito de organizar o esporte, mas também amparar e proteger a integridade dos atletas ou praticantes, sejam eles humanos ou cães. Neste artigo procurei destacar alguns pontos importantes no que diz respeito às regras e regulamentos para Canicross e Bikejoring que são estabelecidos e seguidos pela IFSS (Federação Internacional de Sleddog Sports), que detém o World Dryland Championships(abrangendo Canicross e Bikejoring) e a ECF (European Canicross Federation).
A ideia é passar as informações relevantes ao praticante, seja para competição ou diversão, para que este possa usufruir dos benefícios do esporte de forma segura e correta. Não são todos os itens que precisam ser seguidos por quem pratica estes esportes como lazer e diversão, pois muitas das regras serão específicas para provas com grandes quan…