Pular para o conteúdo principal

A Origem do Canicross

Aiko veste Arnês X-Back Vermelho da Nostro Pet. Foto: VG Photografia

O Canicross surgiu no Reino Unido na década de 1990. A ideia veio da necessidade de treinar os animais para puxar trenós. Para que o cachorro se acostumasse com a tração, o início do treino era feito com o animal atrelado ao condutor por meio de uma guia. Ao notar que isso era prazeroso tanto para o homem quanto para o cão, o Canicross virou esporte.
Atualmente, a prática já é bem popular no continente europeu.  O primeiro campeonato  foi realizado em 2002 na província de Ravena, na Itália.
No Brasil, entretanto, o esporte surgiu em meados de 2010.
O Canicross, originalmente, é praticado em meio à natureza, em campos, montanhas e locais onde a natureza é predominante. 

O equipamento adequado proporciona conforto ao cão. Foto: VG Photografia

 Aqui no Brasil, temos inúmeros lugares e paisagens que podem ser aproveitados para iniciarmos este hábito maravilhoso que é o Canicross, seja para competir ou para se distrair. 
Não é necessário competir para praticar o esporte, basta estar em dia com sua saúde e a do seu cachorro também. Não há distinção de raças, pode ser praticado por todas, mas há algumas que não são indicadas por questões de saúde e genética, como as raças de focinho curto, por exemplo. Animais com menos de um ano também não são aconselháveis para praticar o Canicross. De qualquer forma, sempre faça todos os exames necessários junto ao médico veterinário para confirmar a saúde de seu cão e se a atividade é indicada para ele.

Kit para Canicross da Nostro Pet com cinto em Neoprene macio.

Cão Hiro veste Arnês X-Back Amarelo da Nostro Pet. Foto: VG Photografia
Praticar entre amigos, com a família ou sozinho, não importa. O mais importante é o bem estar que esta atividade irá lhe trazer.
O uso dos equipamentos não é obrigatório. Porém, é indicado para que você e seu cão mantenham a sua saúde e integridade física, para que tenham conforto, sem qualquer estresse.

A Brisa veste Arnês Canicross Ajustável Azul e Hiro veste Arnês Canicross Ajustável Estampado, da Nostro Pet.
Foto: VG Photografia

Para saber mais sobre os acessórios para Canicross, leia a matéria sobre Equipamentos e seus usos.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

  • Uma pessoa pode treinar com até dois cachorros ao mesmo tempo. É necessário, entretanto, que os cães fiquem sempre ao lado ou na frente do dono. Nunca atrás.

  • Não esquecer de levar água para o cão tomar e se refrescar ao longo das corridas.

  • Prefira praticar o esporte em horários em que a temperatura está amena. Assim, as patas do animal não queimarão no chão quente. O homem está calçado e não sente o calor, entretanto, as patas do cachorro estão desprotegidas.
  • Comece fazendo pequenos trajetos, de pouca duração. Com o tempo você pode aumentar a duração, sempre aos poucos, observando como o cão reage. Não tenha pressa e respeite os limites de seu amigo.
  • Experimente novas paisagens. Escolha lugares onde a natureza esteja mais presente. Aproveite cada segundo de satisfação que a atividade e a parceria podem lhe proporcionar.
  • Leia também CANICROSS: O MÉTODO PARA FAZER UM CÃO FELIZ.

Acesse: NOSTRO PET e conheça os acessórios ideais para iniciar a prática de Canicross com seu amigão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canicross - Corra com seu cão

O que é Canicross?
Canicross nada mais é do que uma corrida do tipo cross country (corrida em terreno irregular) com seu cão. O dono utiliza um cinto com uma guia elástica ou com amortecedor (shock absorver) que é atrelada ao peitoral do cão (arnês), pode ser praticado com um ou dois cães.
Quem pode praticar o esporte?
Todos podem praticar o esporte desde que tenham condições físicas, para isso consulte seu médico e um médico veterinário para saber se  ambos estão aptos. Cães de qualquer raça podem praticar o esporte desde que seja observado as particularidades de cada raça, crianças também podem participar desde que tenha condições de controlar o cão.

Quais equipamentos são necessários?
Nenhum equipamentos especial é obrigatório, mas existe equipamento próprio para a prática do esporte. Cinto de canicross: É um cinto utilizado pelo dono/condutor mantendo as mãos livres durante a prática do esporte. Arnês (modelo x-back): É um peitoral específico para tração, que se estende por todo o corpo …

10 Dicas para quem vai treinar CANICROSS

A chegada do tempo bom incentiva o passeio com o cão e a praticar algum esporte com ele. Juntamente com o agility, entre os esportes que mais tem atraído os aficionados por cães está o canicross, por isso, lhe damos dez conselhos para quando quiser praticá-lo. E lembre-se sempre que ESCOLHER O EQUIPAMENTO CORRETO É O PRIMEIRO PASSO!


1. Exame veterinário. Verificar a saúde do cão é o primeiro passo necessário.

2. Começar a treinar. É essencial que o cão vá gradualmente ganhando resistência aeróbica, para começar, pode-se dar um passeio de bicicleta por aproximadamente 20 minutos.



3. Educação técnica. O cão deve conhecer as técnicas necessárias para participar de uma corrida, como as ultrapassagens, alongar a linha de forma constante, cruzar-se com outros cães, ordens direcionais, pedir-lhe que trote devagar etc, e é responsabilidade do guia que ele as aprenda corretamente.

4. Fortalecimento da musculatura geral e do quarto traseiro, em particular, para isso, se torna muito eficaz praticar…

SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS E REGULAMENTOS PARA O CANICROSS E O BIKEJORING

Geralmente pensamos que as regras e os regulamentos servem apenas para quem pratica o esporte de forma oficial. De certa forma sim, porém, estas regras e regulamentos são criadas não só no intuito de organizar o esporte, mas também amparar e proteger a integridade dos atletas ou praticantes, sejam eles humanos ou cães. Neste artigo procurei destacar alguns pontos importantes no que diz respeito às regras e regulamentos para Canicross e Bikejoring que são estabelecidos e seguidos pela IFSS (Federação Internacional de Sleddog Sports), que detém o World Dryland Championships(abrangendo Canicross e Bikejoring) e a ECF (European Canicross Federation).
A ideia é passar as informações relevantes ao praticante, seja para competição ou diversão, para que este possa usufruir dos benefícios do esporte de forma segura e correta. Não são todos os itens que precisam ser seguidos por quem pratica estes esportes como lazer e diversão, pois muitas das regras serão específicas para provas com grandes quan…