10 Dicas para quem vai treinar CANICROSS



A chegada do tempo bom incentiva o passeio com o cão e a praticar algum esporte com ele. Juntamente com o agility, entre os esportes que mais tem atraído os aficionados por cães está o canicross, por isso, lhe damos dez conselhos para quando quiser praticá-lo. E lembre-se sempre que ESCOLHER O EQUIPAMENTO CORRETO É O PRIMEIRO PASSO!


1. Exame veterinário. Verificar a saúde do cão é o primeiro passo necessário.

2. Começar a treinar. É essencial que o cão vá gradualmente ganhando resistência aeróbica, para começar, pode-se dar um passeio de bicicleta por aproximadamente 20 minutos.



3. Educação técnica. O cão deve conhecer as técnicas necessárias para participar de uma corrida, como as ultrapassagens, alongar a linha de forma constante, cruzar-se com outros cães, ordens direcionais, pedir-lhe que trote devagar etc, e é responsabilidade do guia que ele as aprenda corretamente.

4. Fortalecimento da musculatura geral e do quarto traseiro, em particular, para isso, se torna muito eficaz praticar em terrenos íngremes.

5. Ganhar resistência anaeróbica para os sprints finais e as subidas. No entanto, é bom treinar para que o cão reduza a marcha nas descidas, porque isso lhe permite descansar um pouco e, com isso, pode render o máximo nas subidas.

6. Melhorar a técnica da saída através de um bom controle, já que as saídas em massa os deixam muito nervosos, e também permite potencializar o instinto de caça, muito útil em saídas de contrarrelógio, etc.

7. Aquecimento antes da corrida. Deve-se deixar o cão correr livre por algum tempo antes de iniciar.



8. Gestão do stress antes e durante a corrida. Não preparar o equipamento (arnês, coleira, guia de corrida) muito cedo, pois o cão fica inquieto por saber que se prepara para correr.

9. Após a corrida é preciso fazer alongamentos.


10. Hidratação e alimentação adequada antes e depois da corrida: isso pode fazer a diferença entre ganhar e perder. A hidratação deve ser feita entre uma hora e meia e duas horas antes do exercício e no final não se deve dar água enquanto não parar de respirar de modo ofegante. Quanto à alimentação: deve ser ministrada, não menos que 2 horas antes de iniciar as atividades físicas. Recomendamos um alimento especialmente formulado para cobrir as exigências nutricionais que ocorrem durante este tipo de esforço e que são caracterizadas pelo fato de, com rações não muito volumosas, se fornecer um elevado teor de gordura para dar a energia necessária, um nível ótimo de proteína para manter a massa muscular e um suplemento antioxidante, muito importante porque, com o esforço intenso, a capacidade antioxidante do corpo é reduzida. Com esta alimentação específica não só se consegue uma condição física ótima, mas também um maior rendimento na atividade desportiva do cão.

Fonte: Royal Canin 


Para saber sobre os equipamentos necessários para praticar Canicross, acesse Equipamentos e seus usos em nosso Blog. E para adquirir osequipamentos ideais, acesse: Nostro Pet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAÇAS DE CÃES DE ORIGEM JAPONESA

CÃORIOSIDADES NOSTRO PET CANICROSS: CÃES PELO MUNDO - ROMA ANTIGA

Bikejoring - Uma derivação do Canicross