Posicionamento dos Cães dentro da Equipe

Resultado de imagem para sled dog
Foto: http://cdn.akc.org

Hoje vamos falar de algo muito importante para quem quer praticar mushing, que é a posição dos cães dentro da equipe. É o papel do mushing/condutor saber e descobrir qual função seu cão desempenha melhor, pois posição que o cão ficará é importante tanto para aumentar o desempenho da equipe no geral como também evitar problemas, afinal de contas, nada melhor do que fazer aquilo que você gosta e tem habilidade e isto serve para os cães também. Mesmo que você tenha poucos cães na equipe, o posicionamento deles pode fazer diferença. Realize testes, mude os cães de posição e observe como eles se comportam.

Líderes (Leaders)

Os líderes devem ser bons em atender comandos, porque nada afeta mais a equipe do que a capacidade de resposta deles. Ele deve possuir capacidade de lidar com distrações ou interrupções externas e na equipe, deve ouvir comandos e responder com agilidade, tem que ter velocidade suficiente para ficar a frente dos outros cães, enfrentar desafios e ter aptidão para tomar as melhores decisões. O líder tem a responsabilidade de conduzir a equipe portanto é primordial que saiba trabalhar em conjunto com os outros cães.
Se outros cães da equipe se distraírem o trabalho dele é continuar, se houver algum obstáculo que o musher não perceba ou até mesmo um comando indevido do mesmo a função dele é tomar a melhor decisão, seja ela parar ou desviar pelo melhor caminho, caso não consiga um líder com todas as características necessárias trabalhe com a liderança em dupla e escolha um cão que complemente o outro.

Resultado de imagem para sled dog
Foto: https://upload.wikimedia.org

Swing ou Point (Cães logo após o líder)

Nessa posição, é importante que os cães sejam ágeis, velozes, experientes e consigam manter o foco nos líderes, você pode deixar cães que podem servir como substitutos dos líderes. A função principal deles é auxiliar os líderes a manter o ritmo da equipe. Um bom cão para essa posição deve correr suficientemente para manter as cordas esticadas.

Resultado de imagem para sled dog
Foto: https://media1.fdncms.com

Wheel (Cães após o trenó ou kart)

Cães para esta posição não devem se importar com o barulho do veiculo e não podem ficar olhando para trás, devem ser capaz de suportar muitas vezes empurrões ou o veiculo encostando neles, em uma parada brusca pode ocorrer do veiculo encostar e é muito importante o cão saber lidar com esta situação para que não se torne desastrosa.
Wheel dogs devem ser fortes e com bom condicionamento para evitar lesões, cães fortes são importantes para equipes pequenas, em equipes maiores onde existem mais cães para dividir o trabalho é importante que sejam ágeis porque geralmente as curvas são realizadas com maior velocidade. Não é aconselhável colocar cães que sobre aquecem ou cansam com mais facilidade nessa posição.

Foto: https://media1.fdncms.com

Team Dogs (Localizados entre Wheel Dogs e Swing Dogs)

Estes cães não necessitam de muita experiência, é uma boa posição para iniciantes, pois não tem a pressão física e mental dos Wheel Dogs e dos Leaders e além disso você consegue manter a visão sobre eles. Os cães da posição da frente e de atrás quase sempre mantêm a linha se esticada dificultando que os cães virem ou emaranhem as cordas.

Foto: https://cinderellareleased.files.wordpress.com

Fonte: Katiane Dorneles - Sled Dog Brasil 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAÇAS DE CÃES DE ORIGEM JAPONESA

CÃORIOSIDADES NOSTRO PET CANICROSS: CÃES PELO MUNDO - ROMA ANTIGA

Bikejoring - Uma derivação do Canicross