Pular para o conteúdo principal

Sled Dog: Solucionando problemas nos treinos



Nem sempre os cães atendem ou mesmo entendem o que queremos deles e vemos isso como problemas. Punir pelo comportamento não desejado deve ser a última opção. Somente com a prática vamos descobrindo novos métodos de treinamento.
Para ajudar nesse processo de evolução do treinamento e resolução dos problemas temos alguns pontos essenciais:

1. Por que o cachorro está fazendo isso?
2. Como é possível evitar ou eliminar o problema?
3. Como posso incentivar, facilitar (tornar agradável) para meu cão fazer a coisa certa e como tornar a coisa errada desagradável ou difícil de fazer?

Problema: Seu cão não traciona.

Por que o cachorro está fazendo isso? Ele pode não entender o que você está querendo, os cães de tração como husky siberiano e malamute já nascem com o instinto de tracionar porém na maioria dos casos, assim que o cão toma a segunda dose das vacinas e está apto para passear ensinamos ao cão que ele não deve puxar, que deve andar sempre ao nosso lado.

Como é possível evitar ou eliminar o problema? Mostre para ele que tracionar não é errado.

Como posso incentivar, facilitar (tornar agradável) para meu cão fazer a coisa certa e como tornar a coisa errada desagradável ou difícil de fazer? Incentive-o pedindo para alguém ir correndo na frente ou pedindo para que a pessoa fique a alguns metros de distancia e chame o cão e assim que chegar dê algo que ele goste.

Problema: O Cão olha toda hora para trás.

Por que o cachorro está fazendo isso? Ele pode estar preocupado com o cão que está atras ou com a bicicleta, kart ou pessoa, etc.

Como é possível evitar ou eliminar o problema? Troque o cão de posição com o outro, se o problema for bicicleta ou pessoa atras dele mantenha a corda sempre esticada e incentive-o a continuar.

Como posso incentivar, facilitar (tornar agradável) para meu cão fazer a coisa certa e como tornar a coisa errada desagradável ou difícil de fazer? Sempre que olhar para trás o musher (pessoa no comando) deve dizer um não bem firme e logo em seguida uma pessoa que está ao lado do cão ou um pouco a frente deve incentivar o cão a continuar em frente, quando o cão continuar o musher deve dar o comando Puxe ou Hike.

Problema: Seu cão ataca o outro quando está tracionando.

Por que o cachorro está fazendo isso? O outro cão pode estar empurrando ele ou pode haver uma disputa de liderança entre eles.

Como é possível evitar ou eliminar o problema? Trocando o cão de posição ou realizando um treinamento individual antes de atrelar todos os cães.

Como posso incentivar, facilitar (tornar agradável) para meu cão fazer a coisa certa e como tornar a coisa errada desagradável ou difícil de fazer? Muitos cães ficam incomodados com cães “descoordenados” batendo neles, para resolver isso é necessário um treino individual para habituar o cão que está com mais dificuldade, se o problema for a sincronia entre os dois cães coloque eles atrelados, prenda os dois na guia e vá na frente, comece andando e aumente a velocidade a medida que eles estiverem em sincronia, se mesmo depois de muito treino não funcionar talvez a solução seja trocar de posição. Se o problema for disputa de liderança entre machos ou fêmeas pode ser realizada a troca de posição colocando sempre um macho e uma fêmea, a castração também é uma excelente solução para diminuir a disputa entre eles, caso o problema persista é necessário realizar treinos com os cães atrelados lado a lado e o musher a frente guiando os dois na guia sempre que houver menção de brigas deve ser dada uma correção.





Problema: Meu cão para toda hora para farejar.

Por que o cachorro está fazendo isso? Se durante os passeios era comum o cão parar para farejar e fazer xixi naturalmente irá ocorrer o mesmo durante os treinos.

Como é possível evitar ou eliminar o problema? Mostre para ele que só pode parar para farejar com a sua permissão.

Como posso incentivar, facilitar (tornar agradável) para meu cão fazer a coisa certa e como tornar a coisa errada desagradável ou difícil de fazer? Se o cão era acostumado a parar para farejar durante os passeios a qualquer momento é hora de mostrar para ele que só pode quando você permite, pegue a guia leve seu cão para passear sempre que ele for farejar ou parar para para fazer xixi diga não e continue em frente depois de algum tempo quando ele apenas olhar com a intenção de ir no local (e nós donos sabemos quando é isso) diga não, se ele atender seu comando recompense-o, assim que ele entender bem, podemos dar a permissão para farejar e isso automaticamente funciona como a recompensa, siga andando com o cão se ele estiver andando comportadamente aponte para o local que você permitir e diga o nome dele, deixe ele farejar por alguns instantes e logo após de o comando para continuar o passeio. Após efetuamos o mesmo treino com o cão atrelado, cada vez que ele fizer menção de ir ao local indesejado diga não e em seguida de o comando puxe ou hike.

Problema: Meu cão para de tracionar.

Por que o cachorro está fazendo isso? Cães possuem muita disposição porém talvez estejam sedentários como os donos rsrsrs, eles podem cansar facilmente as primeiras vezes, cães nórdicos possuem pelagem farta cansando mais facilmente devido ao calor excessivo,  o chão pode estar quente ou as patas machucadas.

Como é possível evitar ou eliminar o problema? Deixe seu cão descansar, não exija que ele faça muito esforço em tempo quente, verifique o chão que ele está correndo.

Como posso incentivar, facilitar (tornar agradável) para meu cão fazer a coisa certa e como tornar a coisa errada desagradável ou difícil de fazer? Nunca exija demais do seu cão ele pode perder o gosto pela tração, se o cão está fora de forma aumente gradualmente as distancias, e sempre recompense-o pelo esforço feito, se o tempo estiver quente vá para a sombra de agua e deixe-o descansar prefira sempre os horário que não possuem sol intenso ou tempo muito úmido, verifique se as patas não estão machucadas, se o solo não está quente ou é ruim para o cão correr, prefira sempre ruas de terra ao invés do asfalto, se necessário utilize sapato de cães próprios para a pratica do esporte.

Esses são apenas alguns problemas e algumas dicas para resolve-los, com a prática vocês irão adaptar essas dicas ou até mesmo encontrarão outras estratégias que poderão se aptar melhor com o cão de vocês.

Nunca fique frustado com o seu cão ou com você mesmo, não é só você que passou por isso, tenha paciência, seja persistente e positivo, se estiver perdendo a calma termine o treino fazendo algo divertido com seus cães e comece tudo de novo outro dia. Afinal de contas é só diversão =D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canicross - Corra com seu cão

O que é Canicross?
Canicross nada mais é do que uma corrida do tipo cross country (corrida em terreno irregular) com seu cão. O dono utiliza um cinto com uma guia elástica ou com amortecedor (shock absorver) que é atrelada ao peitoral do cão (arnês), pode ser praticado com um ou dois cães.
Quem pode praticar o esporte?
Todos podem praticar o esporte desde que tenham condições físicas, para isso consulte seu médico e um médico veterinário para saber se  ambos estão aptos. Cães de qualquer raça podem praticar o esporte desde que seja observado as particularidades de cada raça, crianças também podem participar desde que tenha condições de controlar o cão.

Quais equipamentos são necessários?
Nenhum equipamentos especial é obrigatório, mas existe equipamento próprio para a prática do esporte. Cinto de canicross: É um cinto utilizado pelo dono/condutor mantendo as mãos livres durante a prática do esporte. Arnês (modelo x-back): É um peitoral específico para tração, que se estende por todo o corpo …

10 Dicas para quem vai treinar CANICROSS

A chegada do tempo bom incentiva o passeio com o cão e a praticar algum esporte com ele. Juntamente com o agility, entre os esportes que mais tem atraído os aficionados por cães está o canicross, por isso, lhe damos dez conselhos para quando quiser praticá-lo. E lembre-se sempre que ESCOLHER O EQUIPAMENTO CORRETO É O PRIMEIRO PASSO!


1. Exame veterinário. Verificar a saúde do cão é o primeiro passo necessário.

2. Começar a treinar. É essencial que o cão vá gradualmente ganhando resistência aeróbica, para começar, pode-se dar um passeio de bicicleta por aproximadamente 20 minutos.



3. Educação técnica. O cão deve conhecer as técnicas necessárias para participar de uma corrida, como as ultrapassagens, alongar a linha de forma constante, cruzar-se com outros cães, ordens direcionais, pedir-lhe que trote devagar etc, e é responsabilidade do guia que ele as aprenda corretamente.

4. Fortalecimento da musculatura geral e do quarto traseiro, em particular, para isso, se torna muito eficaz praticar…

SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS E REGULAMENTOS PARA O CANICROSS E O BIKEJORING

Geralmente pensamos que as regras e os regulamentos servem apenas para quem pratica o esporte de forma oficial. De certa forma sim, porém, estas regras e regulamentos são criadas não só no intuito de organizar o esporte, mas também amparar e proteger a integridade dos atletas ou praticantes, sejam eles humanos ou cães. Neste artigo procurei destacar alguns pontos importantes no que diz respeito às regras e regulamentos para Canicross e Bikejoring que são estabelecidos e seguidos pela IFSS (Federação Internacional de Sleddog Sports), que detém o World Dryland Championships(abrangendo Canicross e Bikejoring) e a ECF (European Canicross Federation).
A ideia é passar as informações relevantes ao praticante, seja para competição ou diversão, para que este possa usufruir dos benefícios do esporte de forma segura e correta. Não são todos os itens que precisam ser seguidos por quem pratica estes esportes como lazer e diversão, pois muitas das regras serão específicas para provas com grandes quan…