Pular para o conteúdo principal

Equipamentos e seus usos II

Imagem do Instagram: world.sleddogs


Sled Dog: Equipamentos utilizados no Mushing

Neste artigo mostraremos uma breve explicação sobre os equipamentos complementares utilizados no Mushing, para colocar os cães em formação.
Single Lead Tug - Utilizada quando possui apenas um cão, ou quando quando a liderança da equipe é formada por apenas um cão.
http://www.affordabledogsleds.com/singletug.jpg
Imagem do site Affordable Dog Sleds


Double Lead Tug, Coupler, TugLine - Utilizada quando são dois cães ou mais. Exemplo: se a equipe é formada por 6 cães você utilizaria 3 Tuglines, se fosse formada por 5 cães utilizaria 2 Tuglines e 1 Single Lead.
http://2.bp.blogspot.com/-eCI5RmJZWRk/T53sBmIHTAI/AAAAAAAABOA/iAYBjxUWkoQ/s320/tung+line.jpg


Shock Absorber, Shock Cord, Shock Line - Para absorver o impacto quando tracionar. Existem diversos tipos/modelos.
Shock Absorber: modelo mais usado para canicross, bikejoring e rollerblading



http://4.bp.blogspot.com/-SR06zzDvc3c/T53xvx_TuoI/AAAAAAAABOU/lge350HUS9Y/s320/DSCF1337.JPG
Shock Absorver: modelo mais usado para tração de trenó, triciclo e kart



Neckline e Leader Neckline - Utilizada para manter próximos na frente. A diferença entre elas é que a leader neckline é utilizada pelos líderes e não possui o "encaixe" para a corda central.
http://1.bp.blogspot.com/-Sfsppw5E2Bs/T53rOJxIeZI/AAAAAAAABNw/udrskDTKu_o/s1600/neckline.jpg
Leader Neckline


http://1.bp.blogspot.com/-BCyMvyZ2su4/T53rUrl5jLI/AAAAAAAABN4/hmapG6WpjAc/s320/neckline2.jpg
Neckline


Exemplo de utilização de neckline


Towline, Dogline, Extension - É a linha central que pode consistir numa corda única ou em extensões que podem ser colocadas de acordo com a quantidade de cães.
http://1.bp.blogspot.com/-mW4qyFD-Iuo/T53vrIk0UvI/AAAAAAAABOM/bBBCNUuLd_I/s640/DSCF1300.JPG
Extension


Abaixo uma imagem para exemplificar a utilização dos equipamentos acima.


Imagem do Instagram: world.sleddogs

Imagem do site: www.jssdra.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS E REGULAMENTOS PARA O CANICROSS E O BIKEJORING

Geralmente pensamos que as regras e os regulamentos servem apenas para quem pratica o esporte de forma oficial. De certa forma sim, porém, estas regras e regulamentos são criadas não só no intuito de organizar o esporte, mas também amparar e proteger a integridade dos atletas ou praticantes, sejam eles humanos ou cães. Neste artigo procurei destacar alguns pontos importantes no que diz respeito às regras e regulamentos para Canicross e Bikejoring que são estabelecidos e seguidos pela IFSS (Federação Internacional de Sleddog Sports), que detém o World Dryland Championships(abrangendo Canicross e Bikejoring) e a ECF (European Canicross Federation). A ideia é passar as informações relevantes ao praticante, seja para competição ou diversão, para que este possa usufruir dos benefícios do esporte de forma segura e correta. Não são todos os itens que precisam ser seguidos por quem pratica estes esportes como lazer e diversão, pois muitas das regras serão específicas para provas com

10 Dicas para quem vai treinar CANICROSS

A chegada do tempo bom incentiva o passeio com o cão e a  praticar algum esporte com ele.  Juntamente com o  agility , entre os esportes que mais tem atraído os aficionados por cães está o  canicross,  por isso, lhe damos dez conselhos para quando quiser praticá-lo. E lembre-se sempre que ESCOLHER O EQUIPAMENTO CORRETO É O PRIMEIRO PASSO! 1. Exame veterinário.  Verificar a saúde do cão é o primeiro passo necessário. 2. Começar a treinar.  É essencial que o cão vá gradualmente ganhando resistência aeróbica, para começar, pode-se dar um passeio de bicicleta por aproximadamente 20 minutos. 3. Educação técnica.  O cão deve conhecer as técnicas necessárias para participar de uma corrida, como as ultrapassagens, alongar a linha de forma constante, cruzar-se com outros cães, ordens direcionais, pedir-lhe que trote devagar etc, e é responsabilidade do guia que ele as aprenda corretamente. 4. Fortalecimento da musculatura  geral e do quarto traseiro, em particular, pa

A Origem do Canicross

Aiko veste Arnês X-Back Vermelho da Nostro Pet.  Foto: VG Photografia O Canicross  surgiu no Reino Unido na década de 1990. A ideia veio da necessidade de treinar os animais para puxar trenós. Para que o cachorro se acostumasse com a tração, o início do treino era feito com o animal atrelado ao condutor por meio de uma guia. Ao notar que isso era prazeroso tanto para o homem quanto para o cão, o Canicross virou esporte. Atualmente, a prática já é bem popular no continente europeu.  O primeiro campeonato  foi realizado em 2002 na província de Ravena, na Itália. No Brasil, entretanto, o esporte surgiu em meados de 2010. O Canicross, originalmente, é praticado em meio à natureza, em campos, montanhas e locais onde a natureza é predominante.  O equipamento adequado proporciona conforto ao cão. Foto: VG Photografia   Aqui no Brasil, temos inúmeros lugares e paisagens que podem ser aproveitados para iniciarmos este hábito maravilhoso que é o Canicross, seja pa