Pular para o conteúdo principal

SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS E REGULAMENTOS PARA O CANICROSS E O BIKEJORING


Geralmente pensamos que as regras e os regulamentos servem apenas para quem pratica o esporte de forma oficial. De certa forma sim, porém, estas regras e regulamentos são criadas não só no intuito de organizar o esporte, mas também amparar e proteger a integridade dos atletas ou praticantes, sejam eles humanos ou cães.
Neste artigo procurei destacar alguns pontos importantes no que diz respeito às regras e regulamentos para Canicross e Bikejoring que são estabelecidos e seguidos pela IFSS (Federação Internacional de Sleddog Sports), que detém o World Dryland Championships(abrangendo Canicross e Bikejoring) e a ECF (European Canicross Federation).
A ideia é passar as informações relevantes ao praticante, seja para competição ou diversão, para que este possa usufruir dos benefícios do esporte de forma segura e correta.
Não são todos os itens que precisam ser seguidos por quem pratica estes esportes como lazer e diversão, pois muitas das regras serão específicas para provas com grandes quantidades de participantes, mas boa parte dos regulamentos são feitos para proteger a integridade dos atletas(cães e humanos) e podem ser praticados conscientemente por todos que desejam manter o bem estar e a saúde. Importante observar aos equipamentos adequados e os que não devem ser utilizados na prática destes esportes.

Distâncias do Canicross




Distâncias e Temperaturas

Os cães pequenos não devem competir mais do que 3 milhas (5 km).
As categorias juvenis, Canicross Junior Men (CJM) e Canicross Junior Women (CJW), não competirão mais do que 5 milhas (8 km).
Todos os participantes de eventos com mais de 5 milhas devem ter 17 anos ou mais no dia da corrida.
Todos os participantes para 13 milhas (21 km) ou mais devem ter mais de 18 anos no dia da corrida.
Essas distâncias estão a critério dos organizadores do curso, se um curso for considerado demasiado técnico para os participantes mais jovens, independentemente da distância, as restrições de idade podem ser aplicadas. Quando isso for aplicável, uma rota mais curta e menos técnica será oferecida a todos os participantes mais novos.



A temperatura é uma consideração importante durante a corrida, em caso de altas temperaturas, é essencial respeitar o bem-estar dos cães e adaptar-se ao seu ritmo. Os manipuladores devem permitir que seus cães bebam nos pontos de água e usem estes pontos para se refrescar.
A partir de 25 °C, medida retirada da luz solar direta  e a 1 metro acima do solo nos 30 minutos que antecedem o início da corrida,  esta será neutralizada. As pessoas podem completar o percurso, mas não devem correr. 
Entre 20 e 25 ° C, dependendo das circunstâncias, a decisão de reduzir a distância do curso pode ser tomada pela gestão da raça (3 membros do conselho de diretores de raça). A configuração das condições meteorológicas (inclinação, arborizado ou ensolarado, chuva, vento) são critérios que podem alongar ou diminuir a distância.
O organizador terá que ajustar a distância de acordo com as condições climáticas no dia, em consulta com a gestão da raça e o veterinário, se este estiver presente. Deve informar os concorrentes 20 minutos antes do início da corrida e notificar estas disposições nas folhas de classificação.
Para temperaturas acima de 20 ° C, o organizador deve tomar todas as precauções e fornecer:
• pontos de água na metade do percurso;
• uma grande piscina ou toalhas frescas para resfriamento dos cães no início e no final.

Cães

Arnês X-Back Nostro Pet














O Canicross acolhe qualquer raça ou cães de qualquer mistura, ou sem raça definida.
Todos os cães que competem em Bikejoring devem ter mais de 18 meses de idade.
Todos os cães que competem em uma corrida de Canicross, devem ter mais de 12 meses de idade.
Todos os cães devem ter 18 meses ou mais para competir em distâncias superiores a 10 milhas(16 Km). Os competidores são aconselhados a procurar aconselhamento veterinário antes de realizar distâncias extenuantes com um cachorro jovem. As especificidades da raça devem ser reconhecidas e os proprietários são responsáveis ​​pelo bem-estar de seus cães.
Para entrar em qualquer evento ao longo de 10 milhas(16 Km), todos os concorrentes devem ter completado pelo menos uma corrida de 10 km nos 6 meses anteriores, com o cão com quem você planeja correr.
As cadelas no cio não são excluídas da competição; no entanto, é responsabilidade do proprietário assegurar que sejam tomadas precauções adequadas e que reconheçam a total responsabilidade. Os proprietários devem informar os organizadores de corrida se pretenderem competir com uma cadela no cio, de modo que as precauções possam ser tomadas.
Nenhuma cadela grávida, ou em período de recuperação, poderá competir.
Os cães devem ser mantidos na guia durante TODO O TEMPO, enquanto estiver ocorrendo o evento, NÃO PODERÁ soltar o animal, pois representaria um perigo para o cão, o proprietário ou outros participantes.
Qualquer confusão deve ser eliminada e descartada de forma responsável.
Os canicrossers não devem correr com cães que são hostis com outros seres humanos, pois isso pode causar estresse excessivo a esses cães.
É altamente recomendável que os cães recebam um exame de saúde do veterinário antes de competir em qualquer evento de Canicross.
Qualquer raça de cão considerada não apta a correr, poderá ser retirada da competição pelo Veterinário ou o Diretor de prova.
Equipamentos

Arnês X-Back Nostro Pet

Os cães devem usar um arnês apropriado, como o "Arnês X-Back", e ser anexados ao condutor por uma guia contendo um "Shock absorber" para atuar como amortecedor.
As guias não devem ser superiores a 2 metros quando totalmente estendidas.
Um cinto para Canicross é altamente recomendado para os condutores.

Kit Canicross: Cinto, Amortecedor, Guia e Arnês.

Shock Absorber Nostro Pet
Não são permitidos coleiras cabrestos, estranguladores ou guias retráteis.



As focinheiras podem ser usadas, mas devem ser o tipo de cesto aberto, através do qual os cães podem beber e comer petiscos.

Focinheira cesto

Os corredores não podem usar calçados que possam ser perigosos para os cães. Os calçados com garras de metal são estritamente proibidos. Os "tênis para trekking" são permitidos.
Enquanto os organizadores da corrida fazem todos os esforços para fornecer água no local, os Canicrossers são responsáveis por fornecer água para seus cães em todos os momentos.
Exceções podem ser concedidas em relação aos requisitos de equipamentos acima, se um concorrente estiver aprendendo como iniciante em canicross (debut), então será aceita uma guia de mão e uma coleira(clássica). O competidor deverá informar isto no registro da prova. As exceções são a critério do diretor da corrida.
Se necessário, o equipamento adequado pode ser emprestado pelos organizadores da corrida para usá-lo somente naquela prova, mediante o pagamento de um depósito (ID). O pedido deve ser feito pelo menos 1 hora antes do início da competição.

Corrida


Somente competidores experientes poderão correr com dois cães. Não é permitido competir com mais de dois cães.
Canicrossers devem fazer o máximo para garantir que seus cachorros não interfiram com outros corredores ou cães.
Se um Chefe de Prova determinar que a conduta de um corredor, em qualquer momento na área de corrida ou na trilha, é prejudicial para o esporte, esse participante deve ser desqualificado. Isso inclui antes, durante e após o evento.
É proibido o abuso de cães, tanto física como verbal. Se um condutor, na opinião do Chefe de Prova, abusar de um cão, esse corredor será desqualificado e pode resultar na revogação de sua associação.
Se um cão se tornar impróprio ou se recusar a avançar por qualquer motivo, o competidor não tem permissão para terminar a corrida. Eles devem permanecer onde estão, aguardar ser apanhados pelo assistente do evento e aconselhar um colega o mais rápido possível se o cão precisar de atenção urgente.
É considerado aceitável, em declives ou áreas técnicas, que o cão permaneça atrás do condutor.



Ao ultrapassar, o canicrosser que está avançando deve gritar 'Trail'(no caminho) ou 'Runner behind'(corredor atrás) para avisar o corredor que está a frente sobre às suas intenções.



O canicrosser que está sendo ultrapassado deve assumir a responsabilidade de garantir que seus cachorros estejam de um lado da pista e não interfiram com o corredor que está passando.



Recomenda-se que os canicrossers que tenham cães que se incomodam com outros caninos, que permitam espaço suficiente para seus cães, especialmente no início da corrida, para aliviar qualquer estresse indevido.
Em todos os casos, um veterinário de plantão estará à disposição com o seu nome, número de telefone de emergência, endereço, código postal e instruções da corrida, que serão exibidos para os veterinários em um local de destaque durante todo o evento. Os competidores devem se familiarizar com essa informação na chegada ao evento.



Todos os canicrossers devem sempre mostrar respeito aos seus concorrentes e seus cães e não devem usar da adversidade de outro para ganhar injustamente uma vantagem. Além disso, se um corredor ou um cão estiver em perigo, todos os concorrentes têm o dever de ajudar, se possível de forma razoável e segura.
O uso de fones de ouvido pessoais, leitores de MP3 ou qualquer dispositivo eletrônico com fones de ouvido etc, que prejudiquem a habilidade de ouvir os Chefes de Prova ou outros corredores, é estritamente proibido. Qualquer pessoa que utilize esse dispositivo será convidada a entregá-lo imediatamente ou poderá ser desclassificada.

Bikejoring e as Categorias por idade



Categorias
Na especialidade cão e ciclista, estes permanecem ligados entre si usando o equipamento apropriado (conforme definido na seção Canicross), realizando juntos, o mesmo esforço físico em um curso marcado.



Para participar de bikejoring, os seguintes são obrigatórios:

Um arnês para o cão com uma guia fixando este na bicicleta, deixando um esticamento de 2,50 m de extensão máxima medida a partir do guidão da bicicleta, capacete e luvas, a etiqueta do número de corrida claramente visível no guidão.

Kit Bikejoring Nostro Pet

Altamente recomendado:

Uma bicicleta equipada com uma antena ou "bikejoring converter" (suporte usado abaixo do guidão para evitar que a guia enrosque na roda dianteira da bike) e o uso de óculos protetores.

Bikejoring Converter Nostro Pet
Estritamente proibido:

Bicicletas com paralamas de metal e suportes laterais de passeio, como um "Springer Bike".

Suporte lateral para passeio não é permitido para corrida.
O uso de fones de ouvido pessoais, leitores de MP3 ou qualquer dispositivo eletrônico com fones de ouvido etc, que prejudique a habilidade de ouvir os Chefes de Prova ou outros corredores, é estritamente proibido. Qualquer pessoa que utilize esse dispositivo será convidada a entregá-los imediatamente ou poderá ser desclassificada.

Em todas as circunstâncias, os seguintes itens são estritamente proibidos:

O uso de coleiras cabrestos, estranguladores ou guias retráteis e qualquer dispositivo que possa ferir ou assustar os cães.
O limite mínimo de idade é de 15 anos, a menos que exista uma exceção acordada antes do evento.
As categorias são: Homens (15 anos ou mais) - Mulheres (com 15 anos ou mais).

Fontes citadas:
IFSS (Federação Internacional de Sleddog Sports)
ECF (European Canicross Federation).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canicross - Corra com seu cão

O que é Canicross?
Canicross nada mais é do que uma corrida do tipo cross country (corrida em terreno irregular) com seu cão. O dono utiliza um cinto com uma guia elástica ou com amortecedor (shock absorver) que é atrelada ao peitoral do cão (arnês), pode ser praticado com um ou dois cães.
Quem pode praticar o esporte?
Todos podem praticar o esporte desde que tenham condições físicas, para isso consulte seu médico e um médico veterinário para saber se  ambos estão aptos. Cães de qualquer raça podem praticar o esporte desde que seja observado as particularidades de cada raça, crianças também podem participar desde que tenha condições de controlar o cão.

Quais equipamentos são necessários?
Nenhum equipamentos especial é obrigatório, mas existe equipamento próprio para a prática do esporte. Cinto de canicross: É um cinto utilizado pelo dono/condutor mantendo as mãos livres durante a prática do esporte. Arnês (modelo x-back): É um peitoral específico para tração, que se estende por todo o corpo …

10 Dicas para quem vai treinar CANICROSS

A chegada do tempo bom incentiva o passeio com o cão e a praticar algum esporte com ele. Juntamente com o agility, entre os esportes que mais tem atraído os aficionados por cães está o canicross, por isso, lhe damos dez conselhos para quando quiser praticá-lo. E lembre-se sempre que ESCOLHER O EQUIPAMENTO CORRETO É O PRIMEIRO PASSO!


1. Exame veterinário. Verificar a saúde do cão é o primeiro passo necessário.

2. Começar a treinar. É essencial que o cão vá gradualmente ganhando resistência aeróbica, para começar, pode-se dar um passeio de bicicleta por aproximadamente 20 minutos.



3. Educação técnica. O cão deve conhecer as técnicas necessárias para participar de uma corrida, como as ultrapassagens, alongar a linha de forma constante, cruzar-se com outros cães, ordens direcionais, pedir-lhe que trote devagar etc, e é responsabilidade do guia que ele as aprenda corretamente.

4. Fortalecimento da musculatura geral e do quarto traseiro, em particular, para isso, se torna muito eficaz praticar…