CANICROSS: Qual tipo de arnês escolher para cada tipo de cão?


Escolher um arnês para Canicross adequado, muitas vezes é uma tarefa complicada, pois são muitas opções para cães diferentes. Não entre em pânico! Aqui está um guia para ajudar você a entender os tipos de arneses e escolher o mais adequado para o seu cão.
Quer seja para praticar Canicross de lazer ou de competição, a escolha de um arnês não pode ser feita por qualquer acessório sem preocupação, muito pelo contrário! É a saúde e a segurança dos nossos cães que está em jogo .


10 DICAS PARA ESCOLHER UM BOM ARNÊS PARA CANICROSS:


  1. Adaptado à morfologia do cão.
  2. Adequado para locomoção.
  3. Leveza.
  4. Confortável (tecido não-irritante para a pele).
  5. Que não prejudique o seu movimento natural.
  6. Sem tiras sobre a ponta do ombro ou das omoplatas para evitar quaisquer patologias do ombro e gargalo.
  7. Não há tiras sobre os quadris para lhe permitir impulsionar-se.
  8. Sem cinta em volta do peito para que ele possa respirar profundamente.
  9. Sem alça na parte de trás do cotovelo para não interferir em seu passo natural.
  10. O ponto de tração deve ser localizado no melhor lugar em termos de seu centro natural da gravidade.




Em modo geral, a maioria dos arneses para Canicross podem servir na maioria dos cães. Mas, assim como para nós seres humanos quando escolhemos nossos sapatos, alguns vão ser mais adequados do que outros. O segredo é escolher o arnês mais adequado à morfologia do cão e seu modo de funcionamento. Portanto, é essencial observar o cão em movimento e prestar a atenção em como ele reage (como verificar o trote, o caminhar, o galope etc) antes de escolher o equipamento.

1. PARA OS CÃES grandes

O ARNÊS X-BACK NOSTRO PET CANICROSS



CORPO DO CÃO: Longo, cilíndrico (largura do ombro = largura da anca), peito ligeiramente para baixo, as pernas fortes, pescoço forte e largo.



MARCHA: pode acelerar sem necessariamente ser trote de galope (muitas vezes até trotar), a tração é iniciada a partir da parte superior dos ombros, mas em um movimento estável e horizontal.



ARNÊS IDEAL: O ARNÊS X-BACK NOSTRO PET CANICROSS é perfeito para cães longos e cilíndricos em tração constante. A vantagem deste equipamento é que fornece um ponto de fixação na base da cauda, o que é particularmente relevante para os cães que sentem-se confortáveis no trote de galope.
Muito utilizado em competições de Canicross, Dog Run, Bikejoring, Sled Dog.



Qual o preço e onde comprar?



O ARNÊS X-BACK NOSTRO PET custa cerca de R$ 110,00 e pode ser adquirido no site da NOSTRO PETCANICROSS.


Benefícios Desvantagens
  • Leve , durável e confortável
  • Acolchoado
  • Não estrangula o cão
  • Liberta o ombros e a caixa torácica
  • Distribuição da força de tração
  • Estabilidade em curva
  • Fácil manutenção e limpeza
  • Fácil de colocar
  • Capacidade de adaptação
  • Preço acessível
  • Não ajustável
  • Erro na medição pode fazer com que o acessório fique desconfortável.

2. PARA cães curtos



CORPO DO CÃO  : atarracado e musculoso, com uma linha de dorso curto, forte e ampla e muitas vezes menor na parte de trás do que na parte da frente.

MOVIMENTAÇÃO  : tração média em um conforto galope chamado de "ineficiente" (relação de força, velocidade e distância a cada passo), e um trote confortável fácil de manter a distância.

ARNÊS IDEAL  : ARNÊS CANICROSS SPORT AJUSTÁVEL NOSTRO PET CANICROSS.  É um peitoral ajustável especialmente adequado para cães menores. Seu principal ativo é o seu ponto de fixação no meio das costas. É ideal para cães de baixa tração e traseira curta ou cauda cortada. Ele oferece conforto e segurança com o seu sistema de ajuste na caixa torácica. Além de possuir desengate rápido lateral, sendo mais prático para colocação e retirada do equipamento. 
Este modelo é muito indicado para práticas de esportes como: Skatejoring e Rollerjoring, que exigem maior agilidade do cão e maior controle por parte do tutor.

Qual o preço e onde comprar?

ARNÊS CANICROSS SPORT AJUSTÁVEL NOSTRO PET CANICROSS custa cerca de R$ 115,00 e pode ser adquirido no site da NOSTRO PET CANICROSS.


Benefícios Desvantagens
  • Leve , durável e confortável
  • Acolchoado
  • Ponto de tração no meio do tronco
  • Ideal para raças menores
  • Fácil manutenção e limpeza
  • Fácil de colocar
  • Não machuca a cauda do cão
  • Preço adequado
  • Ao virar as curvas, o cão tem que compensar com seu traseiro.
  • Cintas mal ajustadas podem dificultar a respiração do cão.
Observação importante: quanto ao peitoral estilo Julius K9, este modelo é totalmente contra-indicado para Canicross ou corrida. Além de alguns especialistas citarem como uma aberração morfológica para o cão.

Esperamos ter fornecido as informações necessárias para escolher o seu arnês! Lembre-se que o melhor é observar seu cão e perceber a forma como ele se movimenta.

Claro, existem muitos peitorais no mercado e este artigo é bem específico para os arneses adequados para Canicross. Se você tem um arnês ou peitoral que não corresponde às descrições, mas que funcione bem para seu cão, muito bem! O mais importante é um cão confortável e que se divirta com segurança em primeiro lugar.

Agora é só começar! Acesse www.nostropet.com e escolha o seu equipamento para praticar o Canicross.

Fonte: Canicross Experience

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAÇAS DE CÃES DE ORIGEM JAPONESA

CÃORIOSIDADES NOSTRO PET CANICROSS: CÃES PELO MUNDO - ROMA ANTIGA

Bikejoring - Uma derivação do Canicross