Pular para o conteúdo principal

Mochila para cachorro? Saiba o que é Dog Trekking.


Hoje em dia é muito comum as pessoas usarem em seus animais de estimação, roupinhas muito fofinhas, sapatinhos, entre outros acessórios muito bacanas visualmente. Apesar de ficarem muito bonitinhos, saiba que para os cães não importa só o visual e sim se estes acessórios trazem algum benefício prático para a saúde de seu pet. 




Dentro destes acessórios existe um que pode ser muito importante para quem quer manter a condição física de seu cão, mesmo em tempos de resguardo em casa, é a Mochila para Dog Trekking.
O Trekking é um esporte que visa caminhadas em trilhas em meio a natureza. No Dog Trekking a atividade é feita com a parceria do seu amigão de quatro patas. Neste esporte não há a característica "competição" presente nas demais modalidades, como no Canicross, e nem mesmo a característica de puxar o seu condutor, porém, o nível de interação na relação entre humano e cão é muito maior, dividindo o mesmo espaço de uma forma descontraída e em contato com a natureza, com aquele espírito de liberdade.
Contudo não esqueçamos da segurança, aspecto fundamental em uma atividade em meio à natureza, e por isto devemos utilizar equipamentos confiáveis, confortáveis e resistentes.
Mas antes de comprar um equipamento para iniciar estas atividades, preste bem a atenção se o acessório é o ideal.




Veja abaixo algumas dicas para adquirir o equipamento correto e para uma prática saudável

Lembre-se de tomar alguns cuidados com a saúde antes de usar a mochila nos cães ou para prática de Dog Trekking.

  • Cães com menos de 6 meses não devem usar mochila devido à formação articular e ortopédica. 
  • Cadelas em período de cio não devem praticar o esporte.
  • O peso da mochila não deve passar de 10% do peso do seu cão.
  • Procure distribuir igualmente o peso para que as 2 bolsas fiquem bem equilibradas.
    Exemplo: o cachorro pesa 15kg – você pode colocar até 1,5 kg de peso total distribuindo 750 g para cada lado.


  • Cães com problemas ortopédicos, articulares, cardíacos e respiratórios não devem usar mochila.
  • Durante o percurso os cães devem estar presos à guia de condução.
  • Caso a atividade seja realizada com mais participantes, apenas cães sociáveis são aconselhados a participar.
  • Leve uma quantia considerável de água (sugerido 1,5 litro) apenas para o cão, em um recipiente adequado.
  • Lembre-se de usar roupas adequadas para o ambiente onde será a caminhada, bem como utilizar protetor solar, chapéu (boné), calçado de trekking. Um reforço para alimentação é bem vindo, como por exemplo as barras de cerais, podem ser uma boa ideia.
  • A mochila usada deve ser proporcional ao tamanho e peso do cão para garantir a divisão correta do peso no corpo.
  • Verifique se a mochila não está apertada, dificultando ou obstruindo a respiração e se está confortável quando o cão caminha. Ela não pode interferir nos movimentos normais do animal.
  • Dê preferência a modelos de mochila que acompanhem o desenho e a morfologia do cão. Acessórios que copiam os modelos para humanos, onde a mochila fica apenas nas costas do pet, normalmente são desconfortáveis e podem prejudicar a coluna do animal.


  • Quando usar a mochila, tenha certeza que seu cão sabe caminhar ao seu lado sem puxar na guia, para que o peso e o impulso da tensão na guia não prejudiquem a saúde do seu cão.
  • Antes de utilizar a mochila, procure um profissional ou médico veterinário e saiba como aproveitar este acessório da melhor forma.
  • Vá com calma, leve sua boa disposição e claro; uma máquina fotográfica ou um celular para registrar estes momentos inesquecíveis.




Quando e como devo usar este equipamento?

É um acessório para ajudar a melhorar o condicionamento físico e trabalhar o aspecto psicológico do seu cão.
Você pode transformar uma curta caminhada em um exercício completo. 
Um passeio de 15 minutos equivale a uma caminhada de 45 minutos.
O uso da mochila não necessariamente precisa ser pelo peso extra, mas pelo propósito de ter um trabalho.




Veja abaixo alguns exemplos de situações que podemos utilizá-la em nossos cães:

Quando levar seu cão para caminhar, coloque a mochila nele e use os compartimentos para colocar saquinhos higiênicos coletores de fezes, garrafas de água pequenas, entre outros acessórios úteis ao seu passeio. Seu cão vai ter uma função extra durante a caminhada.




Se você aproveita o dia do banho do seu cão para levá-lo até o pet shop caminhando, coloque a mochila e use os compartimentos para que ele carregue o shampoo e o condicionador que serão usados no banho. Ele já terá uma função importante e valiosa nesse evento.





Quando levar seu cão para caminhadas em parques ou trilhas, use a mochila para que ele carregue potes de água retráteis, garrafinhas de água e toalhas para momentos de descanso.
Esses são apenas alguns exemplos de como a mochila pode trazer um senso de propósito para o seu cão, proporcionando um desafio mental além de físico.




Onde comprar?
Você pode adquirir em nossa loja, dois lindos modelos disponíveis, através do link abaixo:
https://www.nostropet.com/mochilas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS E REGULAMENTOS PARA O CANICROSS E O BIKEJORING

Geralmente pensamos que as regras e os regulamentos servem apenas para quem pratica o esporte de forma oficial. De certa forma sim, porém, estas regras e regulamentos são criadas não só no intuito de organizar o esporte, mas também amparar e proteger a integridade dos atletas ou praticantes, sejam eles humanos ou cães. Neste artigo procurei destacar alguns pontos importantes no que diz respeito às regras e regulamentos para Canicross e Bikejoring que são estabelecidos e seguidos pela IFSS (Federação Internacional de Sleddog Sports), que detém o World Dryland Championships(abrangendo Canicross e Bikejoring) e a ECF (European Canicross Federation). A ideia é passar as informações relevantes ao praticante, seja para competição ou diversão, para que este possa usufruir dos benefícios do esporte de forma segura e correta. Não são todos os itens que precisam ser seguidos por quem pratica estes esportes como lazer e diversão, pois muitas das regras serão específicas para provas com

10 Dicas para quem vai treinar CANICROSS

A chegada do tempo bom incentiva o passeio com o cão e a  praticar algum esporte com ele.  Juntamente com o  agility , entre os esportes que mais tem atraído os aficionados por cães está o  canicross,  por isso, lhe damos dez conselhos para quando quiser praticá-lo. E lembre-se sempre que ESCOLHER O EQUIPAMENTO CORRETO É O PRIMEIRO PASSO! 1. Exame veterinário.  Verificar a saúde do cão é o primeiro passo necessário. 2. Começar a treinar.  É essencial que o cão vá gradualmente ganhando resistência aeróbica, para começar, pode-se dar um passeio de bicicleta por aproximadamente 20 minutos. 3. Educação técnica.  O cão deve conhecer as técnicas necessárias para participar de uma corrida, como as ultrapassagens, alongar a linha de forma constante, cruzar-se com outros cães, ordens direcionais, pedir-lhe que trote devagar etc, e é responsabilidade do guia que ele as aprenda corretamente. 4. Fortalecimento da musculatura  geral e do quarto traseiro, em particular, pa

Canicross - Corra com seu cão

O que é Canicross? Canicross nada mais é do que uma corrida do tipo cross country (corrida em terreno irregular) com seu cão. O dono utiliza um cinto com uma guia elástica ou com amortecedor (shock absorver) que é atrelada ao peitoral do cão (arnês), pode ser praticado com um ou dois cães. Quem pode praticar o esporte? Todos podem praticar o esporte desde que tenham condições físicas, para isso consulte seu médico e um médico veterinário para saber se  ambos estão aptos. Cães de qualquer raça podem praticar o esporte desde que seja observado as particularidades de cada raça, crianças também podem participar desde que tenha condições de controlar o cão. Quais equipamentos são necessários? Nenhum equipamentos especial é obrigatório, mas existe equipamento próprio para a prática do esporte. Cinto de canicross: É um cinto utilizado pelo dono/condutor mantendo as mãos livres durante a prática do esporte. Arnês (modelo x-back): É um peitoral específico para tr